Antivírus e Antimalware: qual a diferença entre as duas ferramentas?

A segurança cibernética é crucial para empresas digitais. Os negócios estão mais suscetíveis a ataques à medida que se digitalizam. Muitos gestores ficam em dúvida sobre como proteger seus ativos, devido à vasta seleção de ferramentas disponíveis. Um exemplo disso é o antivírus e o antimalware, duas ferramentas que, à primeira vista, possuem a mesma função. Só que não.

No post de hoje, vamos explicar as diferenças entre antivírus e antimalware, e como elas, somadas, criam uma grande barreira de proteção contra ataques.

O que é um antivírus?

O antivírus é um software que ajuda na proteção de sistemas especificamente contra ataques de vírus. Ele funciona desta forma: primeiro, faz a detecção do vírus instalado no computador, rede ou sistema, e depois o destrói. Ou seja, o antivírus é uma ferramenta usada para proteger contra um tipo de malware específico, que é o vírus, e em muitos casos apenas os mais tradicionais e previsíveis.

O que é um antimalware?

Assim como o antivírus, o antimalware também protege contra vírus, mas ele não para por aí. O antimalware possui uma capacidade maior, podendo proteger contra outras ameaças, como trojans, warms, spywares entre outras. Uma das características dos antimalwares é que eles fornecem proteção contra todas as ameaças, mais perigosas e imprevisíveis. Estas que podem causar danos mais graves do que os danos causados por vírus mais simples.

Por que as duas ferramentas são extremamente importantes para a proteção?

Embora possa parecer que uma ferramenta substitua a outra, é importante entender que se pode empregar ambas simultaneamente, criando assim uma barreira de defesa ainda mais robusta contra os cibercriminosos. Nesta era da transformação digital, as empresas se veem quase que completamente dependentes. Isso ocorre devido à maior digitalização dos seus ativos e operações.

Não se pode subestimar a relevância dessa precaução, pois o roubo ou a perda de informações pessoais e corporativas pode resultar em prejuízos imensuráveis em diversos aspectos, que incluem, mas não se limitam ao, aspecto financeiro. A segurança cibernética torna-se assim, não apenas uma medida preventiva, mas uma necessidade imperativa para a continuidade e o sucesso dos negócios no cenário atual, marcado pela crescente sofisticação dos ataques digitais.

Como é o processo de implementação das ferramentas em empresas?

Com a criação de ferramentas cada vez mais sofisticadas, o processo de implementação foi facilitado. Além disso, tornou-se mais ágil, seguro e com excelente custo/benefício. A implementação segue os seguintes passos: inicialmente, é essencial conduzir uma análise de todos os ativos de informação da empresa para identificar os pontos que necessitam de proteção por meio de antivírus/antimalware. Depois dessa análise, planeja-se e executa-se a implementação de maneira simples, assegurando que as operações da empresa não sejam interrompidas. Após concluída a implementação, a empresa passa a estar muito mais protegida contra ataques e arquivos maliciosos, uma vez que as ferramentas já estão em funcionamento.

Aproveite para ler também sobre: A Inteligência Artificial e a Segurança da Informação

backup Antivírus e Antimalware

Como escolher um antivírus/antimalware?

Na hora de escolher um fornecedor de antivírus/antimalware para a sua empresa, é crucial avaliar cuidadosamente vários pontos essenciais. Em primeiro lugar, é fundamental se certificar da confiabilidade e reputação do fornecedor que produz a ferramenta. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de opiniões de outros usuários, análises de especialistas no setor e verificação de certificações de segurança que a empresa possa ter. Além disso, a proximidade e a qualidade no atendimento também são extremamente importantes.

Por isso, é fundamental ter um atendimento humanizado, ágil e presente. Em momentos críticos, a rapidez na resposta e a eficiência no suporte podem fazer grande diferença na resolução de problemas relacionados a vírus e malware. Dessa forma, verificar se o fornecedor oferece treinamento e recursos educacionais sobre como manter sua empresa segura pode ser um grande diferencial. Portanto, escolher um fornecedor de antivírus/antimalware não se trata apenas de adquirir um software. É estabelecer uma parceria estratégica que contribuirá significativamente para a segurança da informação na sua empresa.

Escolha o Melhor Firewall de Próxima Geração

Dentro deste cenário, a Pronnus é uma empresa totalmente especializada para oferecer serviços de antivírus e antimalware, trabalhando com ferramentas da Fortinet, líder global em soluções de cibersegurança amplas, integradas e automatizadas.

Com as soluções da Pronnus, sua empresa não só ganha uma camada extra de segurança, mas também traz tranquilidade e confiança para todos os usuários do ambiente. Oferecemos proteção de última geração para todos os dispositivos conectados, garantindo uma barreira robusta contra ameaças virtuais.

Além disso, nossas soluções são projetadas para reduzir significativamente os riscos de roubos de informações, senhas e outros dados sensíveis, protegendo sua infraestrutura crítica de ataques mal-intencionados.

E não para por aí! Nossas soluções abrangem uma variedade de outras ferramentas e serviços projetados para reforçar a segurança cibernética da sua empresa, proporcionando uma tranquilidade incomparável. Com a Pronnus, sua empresa está equipada para enfrentar os desafios cibernéticos de hoje e de amanhã.

Para proteger seu ambiente digital, conte com a Pronnus.

Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!