IaaS: entenda os motivos para usar a infraestrutura de serviço

Assim como a computação em nuvem em SAAS revolucionou a forma de armazenar arquivos e fazer backups nas empresas, o modelo de IaaS (infraestrutura como serviço) vem sendo adotado por várias organizações ao longo dos últimos anos. 

Essa modalidade de computação em nuvem chegou para facilitar o fornecimento de recursos. Dessa forma, entrega aos usuários uma infraestrutura com redes e servidores diretamente conectada com a internet. Mas afinal, o que é IAAS e como funciona? Vamos te contar a seguir! 

O que é IAAS?

A infraestrutura como serviço (IaaS) é um modelo de serviço de computação em nuvem onde os recursos de computação são hospedados em nuvem pública, nuvem privada ou nuvem híbrida. As empresas podem usar o modelo IaaS para transferir parte ou todo o uso de infraestrutura de data center on-premises ou colocado para a nuvem, onde ela é de propriedade e gerenciada por um provedor de nuvem. Esses elementos de infraestrutura podem incluir hardware de computação, rede e armazenamento, além de outros componentes e software.

Como o IAAS funciona?

Em um modelo típico de IaaS, uma empresa – que pode ser de qualquer tamanho – utiliza serviços como computação, armazenamento e bancos de dados de um provedor de nuvem. O provedor de nuvem oferece esses serviços hospedando hardware e software na nuvem. Assim, a empresa não precisa mais comprar e gerenciar seu próprio equipamento ou espaço para hospedá-lo. Além disso, o custo muda para um modelo Pay-as-you-go (pague conforme o uso). Quando a empresa precisa de menos, paga menos. E, quando cresce, pode provisionar recursos de computação adicionais e outras tecnologias em minutos. Ou seja, você arca com os custos apenas por aquilo que realmente está consumindo. 

As vantagens do IAAS para as empresas 

A infraestrutura como serviço oferece benefícios que permitem que as empresas se movam mais rapidamente e alcancem suas metas de transformação digital.

  • A infraestrutura de nuvem reduz o tempo e o custo das empresas com hospedagem em nuvem. Isso dá aos desenvolvedores e equipes de Dev mais liberdade para experimentar e inovar. Ao disponibilizar os serviços de computação sob demanda, as empresas podem ampliar ou reduzir sua infraestrutura, conforme necessário. Dessa forma, pagam apenas pelo que usam a cada hora, dia ou mês, enquanto lidam com maior escala de pico do que é possível na maioria dos ambientes on-premises;
  • O IaaS pode proporcionar às empresas acesso a equipamentos e serviços novos e aprimorados – como os mais recentes processadores, armazenamento, hardware de rede e orquestração de contêineres – que muitas empresas não podiam adquirir on-premise ou não poderiam acessar tão rapidamente;
  • O IaaS está disponível na maioria das regiões, com uma presença regional perto de grandes centros populacionais, o que permite às empresas aumentar sua presença online mais rapidamente.

Mudar para um modelo de IaaS pode ser transformador para as empresas, especialmente para seus departamentos de TI. Em vez de focar grande parte de seu tempo no gerenciamento e suporte da infraestrutura on-premise, a equipe de TI pode dedicar mais horas a atividades de alto valor que tornam os negócios mais eficientes e produtivos. O modelo Pay-as-you-go também reduz os erros de previsão e mantém os custos alinhados às necessidades reais.

Conte com a solução em nuvem IAAS da Pronnus

Maximize seu investimento em TI sem precisar se preocupar com aquisição e operação de servidores. Conte com nossa infraestrutura em cloud com escalabilidade, desempenho e segurança.

Alcance suas metas de transformação digital contando com as Soluções Pronnus. Fale com nossos especialistas e saiba mais.

Deixe sua mensagem que logo entraremos em contato!